Gestão da Manutenção, Gestão de Ativos - Por onde começar?

A Manutenção teve uma evolução exponencial desde a primeira revolução industrial, começando com a função de apenas consertar equipamentos, passando para Gestão da Manutenção, alcançando um conceito ainda maior na Gestão de Ativos.

A indústria brasileira é muito variada, formada de pequenas empresas de garagem até mesmo multinacionais com produtos de vanguarda, suportada por milhares de pessoas.

Nesse contexto compreende-se que cada empresa no Brasil tem uma diferente realidade na gestão de seus equipamentos, consequentemente diferentes necessidades, cabendo ao responsável pela manutenção escolher o “como fazer” em meio a esse leque de ferramentas e opções.

Publicações sobre manutenção não faltam, pagos e gratuitos, cursos, livros, artigos. Entretanto trabalhando com manutenção por mais de uma década me dei por falta de um bê-a-bá, um tutorial, algo mais prático que qualquer pessoa possa usar como um guia desde a base até a performance desejada para o seu negócio.

Com esse objetivo escrevo esse blog, para ordenar conceitos e explicar de forma simples algumas ações que a primeira vista podem parecer excesso, mas eventualmente no futuro nos arrependemos por não ter feito, por não entender o real objetivo.

Pretendo editar e reorganizar os textos conforme vou escrevendo, portanto sua colaboração é muito bem vinda! Longe de querer desenvolver um guia definitivo, uma bala de prata solução para qualquer empresa, quero com isso refletir sobre necessidades e fomentar conversas e novas ideias.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acidentes na indústria da madeira no Paraná: como reduzir mais de 3 ocorrências por dia?

Diversão com Segurança: o que diz a Lei Municipal 14.320/2013 em Curitiba

Fiscalizações da NR-13 devem aumentar: entenda o que relatório AIR revela e como se preparar