O que é uma Avaliação de Desempenho da Manutenção?
Uma atividade que acho muito interessante e que tive contato tanto na siderúrgica quanto na aeronáutica é a Avaliação de Desempenho da Manutenção. Entretanto, quando fui buscar o assunto na internet percebi que é um tratado em poucas referências, por isso resolvi contribuir e escrever sobre.
O que é uma Avaliação do Desempenho da Manutenção?
A manutenção pode ser definida basicamente por um processo de uma empresa que transforma insumos (custos com mão de obra, materiais, equipamentos) em resultados úteis (disponibilidade, confiabilidade, velocidade de produção, qualidade do produto).
Portanto, para avaliar um processo de manutenção é necessário medir as suas entradas e saídas, ou seja, sua produtividade. Mas se analisarmos somente o número da conversão de horas de trabalho em confiabilidade acaba não fazendo sentido algum, até que comparamos esse valor com alguma referência: de um ano para outro ou então com uma divisão similar da empresa. Se com as mesmas entradas mais resultados podem ser alcançados, aí então temos o aumento do desempenho, da produtividade da manutenção.
O foco então é de alguma forma comparar um setor de manutenção com outro, ou então com o ano anterior. Frequentemente essa comparação revela discrepâncias surpreendentes! Medir o desempenho de um setor de manutenção é importante para sua melhoria contínua, além de identificar e resolver prioridades conflitantes.
Como ela é feita?
Em uma avaliação devemos medir o processo de manutenção para compará-lo. Fazemos isso considerando critérios técnicos (produtividade, custo, qualidade, organização) e sociais (saúde, segurança, meio ambiente e satisfação da equipe), uma visão completa da organização levando em conta inclusive os diferentes níveis hierárquicos de operação (estratégico, tático e operacional).
Os critérios são otimizados para cada tipo de atividade industrial, podendo os itens de uma madeireira serem diferentes dos considerados para um frigorífico, por exemplo. Mas de forma geral a avaliação segue a mesma lógica. Na tabela abaixo elenquei alguns indicadores que podem ser utilizados para se ter idéia do que é verificado:
Quais são os ganhos?
Temos assim o cenário atual da empresa medido de forma a ser comparado, referências claras para a gestão e tomadas de decisão. A partir dessa visão definimos as metas estratégicas, as de maior importância para a empresa, que será o foco no próximo ciclo.
As metas são desdobradas em ações para os diferentes níveis hierárquicos, planejadas e executadas. No final dos prazos os resultados devem ser medidos e, no final do próximo ciclo, reavaliada a situação no novo cenário.
Dessa forma são entendidos os pontos fortes onde a empresa já é boa e os que devem ser melhorados, onde a empresa pode ter mais retorno investindo. Assim evitamos aplicar esforços em ações com pouco retorno, orientando e adequando o trabalho da manutenção aos processos críticos, visando melhorar o nível de confiabilidade e manutenabilidade dos equipamentos mais importantes, ou seja, alavancando resultados.
A Avaliação de Desempenho da Manutenção pode ser vista como o processo multidisciplinar de medir e justificar o valor criado pelo investimento na manutenção, orientada pela perspectiva do negócio para atender os requisitos estratégicos da empresa.
Até a próxima!



Comentários
Postar um comentário